Siga-Nos!


Assine o(a) nosso(a)

newsletter

+55 31 97153-7175

Machado de Assis: “Caçador de Monstros” contra Machado de Assis: o monstro literário

Luiz Antonio Silva • 11 de junho de 2021

A recepção de Machado de Assis: caçador de monstros não é uma simples leitura de HQ, mas, sim, a realização de uma radical hibridização cultural que sentimos falta hoje

Machado de Assis ao lado de diversos artistas e escritores.



O livro em quadrinhos Machado de Assis: “Caçador de Monstros” é uma experiência artística na qual há profundas transgressões nos limites entre a cultura erudita e cultura de massa.


Assim, os leitores que conhecem a obra de Machado e sua biografia e os que não conhecem encontrarão diferentes formas de prazer na leitura.


Para os que conhecem, fica evidente a capacidade criativa deste trabalho ao unir falas, momentos da vida do autor, concepções filosóficas ironizadas por Machado com momentos de aventura e suspense que caracterizam esse gênero de publicação.  conte


Para aqueles que estão conhecendo agora a produção literária, jornalística e a vida do considerado maior escritor da literatura brasileira, essa história é uma fantástica porta de entrada, livre do exagerado academicismo e interpretações radicalmente teóricas que geralmente construiu a errada idéia que Machado é um escritor para poucos.


Nessa história em quadrinhos escrita por Marcelo Alves e com arte de Sami Souza, Machado de Assis é apresentado com um jovem escritor que vive no Rio de Janeiro da década de 1860 quando ocorre uma série de estranhos assassinatos.


Nesse universo de suspense, Machado passa a investigar essas mortes com auxílio de seus personagens das obras literárias, tais como Brás Cubas, Quincas Borba e outros.


Ao mesmo tempo, o jovem Machado de Assis é auxiliado por outro personagem machadiano, Conselheiro Aires, na luta contra os monstros que pretendem implantar a Ordem da Noite Eterna no Brasil. 


Assim como ocorreu com obras nas quais escritores e personagens históricos passaram agir ficcionalmente ou em lugares reais, os leitores podem percorrer as ruas do Rio de Janeiro dos anos sessenta do século XIX e sentir suas ambiências e características.


Isso permite que essa HQ abra um outro caminho, já experimentado por produções ficcionais no qual as cidades como Londres, Paris e outros grandes centros do século XIX sejam vivenciados por meio de sensações despertadas pelo narrativa ficcional.


Essa história representa uma grande contribuição para uma nova postura em relação ao lugar de Machado de Assis no imaginário brasileiro.


O processo feito para estabelecer Machado como o maior escritor de todos os tempos criou uma imagem de um escritor carrancudo, inteligente, um legítimo representante da alta cultura que não tem nada a ver com a maior parte da população.


Um uso de gênero artístico da cultura de massa como a história em quadrinhos permite transgredir tais limitações imposta por mais de cento e cinquenta anos na cultura brasileira.



Conclusão


Por esses motivos, afirmamos que a recepção de Machado de Assis: caçador de monstros não é uma simples leitura de HQ, mas, sim, a realização de uma radical hibridização cultural que sentimos falta hoje.


Atualmente, há muitos discursos sobre a necessidade de quebrar as fronteiras impostas pela elitização da literatura e poucas ações. Marcelo Alves e Sami Souza conseguem realizar tal desafio com criatividade, leveza e talento nessa fantástica narrativa transmídia.



Autor do artigo: Luiz Antonio Silva, Graduação em História na UERJ. Mestrado e Doutorado em Estudos de Literatura PUC-Rio. Doutorando em História Social no IFCS – UFRJ e professor nas Faculdades Souza Marques.

Tela de cinema em destaque em uma sala de cinema vazia
16 de julho de 2023
Os quadrinhos e o cinema têm uma relação estreita desde os primórdios do cinema. Os primeiros filmes de animação, como Gertie, the Dinosaur (1914) de Winsor McCay, foram baseados em personagens de quadrinhos. No Brasil, essa relação também é forte, e a adaptação de quadrinhos para o cinema é uma prática comum há décadas. As primeiras adaptações de quadrinhos para o cinema no Brasil Uma das primeiras adaptações de quadrinhos para o cinema no Brasil aconteceu foi a produção de O Judoka, baseado no personagem criado pela dupla Pedro Anísio e Eduardo Baron. Nos anos 70 e 80, as adaptações de quadrinhos para o cinema foram marcadas pela presença de personagens clássicos, como Turma da Mônica, Menino Maluquinho e Chico Bento. Essas adaptações foram responsáveis por popularizar ainda mais os personagens de quadrinhos no Brasil, tornando-os ícones da cultura popular. A nova era das adaptações de quadrinhos no Brasil Nos últimos anos, as adaptações de quadrinhos para o cinema ganharam um novo fôlego no Brasil. A presença de grandes estúdios e produtores no mercado brasileiro, aliada a um interesse cada vez maior do público por histórias em quadrinhos, tem impulsionado a produção de filmes baseados em personagens dos quadrinhos. Um dos maiores exemplos dessa nova era é a adaptação de Turma da Mônica: Laços, que estreou em 2019 e se tornou um sucesso de crítica e público. O filme, baseado na graphic novel de mesmo nome, foi produzido pela Mauricio de Sousa Produções em parceria com a Paris Filmes e teve direção de Daniel Rezende. Os desafios das adaptações de quadrinhos para o cinema Apesar do sucesso de algumas adaptações, a relação dos quadrinhos com o cinema no Brasil também é marcada por desafios. Um dos principais é a falta de incentivo e investimento por parte do governo e das empresas privadas, o que torna difícil a produção de filmes de grande porte. Além disso, muitas vezes as adaptações de quadrinhos para o cinema são criticadas por não serem fiéis às histórias originais. Os fãs de quadrinhos costumam ser bastante exigentes e esperam que as adaptações sejam o mais fiéis possível às suas expectativas. Isso pode gerar polêmicas e discussões acaloradas entre os fãs, mas também pode ser uma oportunidade para os produtores de cinema repensarem suas estratégias e criarem adaptações mais cuidadosas e respeitosas. Desafios e oportunidades Apesar das oportunidades e dos sucessos já alcançados, as adaptações de quadrinhos para o cinema no Brasil ainda enfrentam alguns desafios. Um deles é a falta de incentivo e investimento por parte dos governos e das empresas do setor. Como mencionado anteriormente, os filmes de quadrinhos têm um grande potencial de bilheteria e de público, mas ainda não recebem o mesmo reconhecimento e apoio que outros gêneros do cinema. Outro desafio é a falta de uma indústria de quadrinhos consolidada no Brasil . Embora existam muitos quadrinistas talentosos e produções de qualidade, o mercado de quadrinhos ainda é bastante segmentado e fragmentado, o que dificulta o desenvolvimento de projetos mais ambiciosos e de maior alcance. No entanto, apesar dos desafios, as adaptações de quadrinhos para o cinema no Brasil também representam uma grande oportunidade de crescimento e desenvolvimento para o setor. Com o aumento da popularidade dos quadrinhos e a expansão do mercado de cinema, é possível que as adaptações de quadrinhos ganhem mais espaço e recebam mais investimento e reconhecimento. Conclusão No mundo todo, a relação entre quadrinhos e cinema é uma história de sucesso e de desafios. Desde os primeiros filmes de super-heróis até as produções mais recentes, as adaptações de quadrinhos para o cinema têm fascinado e conquistado o público em todo o mundo. No Brasil, essa relação também é uma realidade, embora ainda enfrente alguns desafios e limitações. Em resumo, a relação entre quadrinhos e cinema no Brasil é uma via de mão dupla, em que ambos os meios se beneficiam. Enquanto os quadrinhos fornecem um vasto material de adaptação para o cinema, o cinema, por sua vez, oferece uma oportunidade de ampliar o alcance das histórias em quadrinhos e atrair novos públicos. Apesar dos desafios envolvidos na adaptação dos quadrinhos para o cinema, é possível encontrar exemplos bem-sucedidos de filmes baseados em histórias em quadrinhos no Brasil, como "Turma da Mônica: Laços" e "Bingo: O Rei das Manhãs". Além disso, com a crescente popularidade dos quadrinhos no país, é provável que mais adaptações sejam produzidas no futuro. Em última análise, a relação entre quadrinhos e cinema no Brasil é um reflexo da riqueza e da diversidade da cultura popular brasileira, e oferece uma oportunidade para os artistas e criadores brasileiros mostrarem seu talento e sua criatividade para o mundo.
Uma bola de cristal parada no chão
15 de julho de 2023
Os mangás são uma forma de arte japonesa que se tornou muito popular em todo o mundo, incluindo o Brasil. E, no país, há uma grande variedade de títulos disponíveis para os fãs desfrutarem. Neste post, vamos apresentar os 7 mangás mais lidos no Brasil, comentando cada um deles e suas respectivas editoras. Naruto Naruto é um dos mangás mais populares e influentes do mundo. A história segue um jovem ninja chamado Naruto Uzumaki em sua jornada para se tornar o Hokage, o líder da sua vila. Escrito e ilustrado por Masashi Kishimoto, a série foi publicada no Brasil pela editora Panini Comics. One Piece One Piece é uma série de aventura e ação escrita e ilustrada por Eiichiro Oda. A história acompanha Monkey D. Luffy e sua tripulação de piratas em busca do tesouro conhecido como "One Piece". A série é publicada no Brasil pela editora Panini Comics. Attack on Titan Attack on Titan é um mangá de ação e horror escrito e ilustrado por Hajime Isayama. A história se passa em um mundo onde a humanidade é ameaçada por seres gigantes conhecidos como Titãs. A série é publicada no Brasil pela editora Panini Comics. Dragon Ball Dragon Ball é um clássico dos mangás de ação e aventura, escrito e ilustrado por Akira Toriyama. A história segue a jornada do guerreiro Son Goku em busca das Esferas do Dragão, que concedem desejos a quem as possuir. A série é publicada no Brasil pela editora Panini Comics. Death Note Death Note é um mangá de suspense e mistério escrito por Tsugumi Ohba e ilustrado por Takeshi Obata. A história segue Light Yagami, um estudante que encontra um caderno capaz de matar pessoas cujos nomes são escritos nele. A série é publicada no Brasil pela editora JBC. Fullmetal Alchemist Fullmetal Alchemist é um mangá de fantasia e aventura escrito e ilustrado por Hiromu Arakawa. A história segue os irmãos Edward e Alphonse Elric em sua busca pela pedra filosofal para restaurar seus corpos, que foram perdidos em uma tentativa de ressuscitar sua mãe. A série é publicada no Brasil pela editora JBC. Tokyo Ghoul Tokyo Ghoul é um mangá de terror e ficção científica escrito e ilustrado por Sui Ishida. A história se passa em um mundo onde criaturas conhecidas como Ghouls se alimentam de seres humanos. O protagonista da história é um jovem chamado Kaneki que se torna meio-Ghoul após ser atacado por um deles. A série é publicada no Brasil pela editora Panini Comics. Você conhecia todos esses mangás? Qual é a sua série favorita de mangá? Comente aqui.
Sala de aula com várias crianças ao redor de uma mesa
14 de julho de 2023
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que estabelece as diretrizes pedagógicas para a educação básica no Brasil, desde a educação infantil até o ensino médio. Ele define os conhecimentos, habilidades e competências que os alunos devem desenvolver em cada etapa escolar. Um dos pontos destacados na BNCC é o uso das histórias em quadrinhos em sala de aula, que são uma ferramenta pedagógica valiosa para o ensino de diversas disciplinas, como língua portuguesa, história, geografia, artes e até mesmo ciências. As vantagens do uso de quadrinhos na sala de aula Os quadrinhos apresentam diversas vantagens para o ensino, entre elas a possibilidade de trabalhar com conteúdos complexos de forma lúdica e acessível. As ilustrações ajudam a compreensão do texto, estimulando a imaginação e a criatividade dos alunos. As histórias em quadrinhos também são uma forma de abordar temas relevantes e atuais, como diversidade, inclusão social e meio ambiente, estimulando a reflexão crítica e o pensamento analítico dos alunos. A presença dos quadrinhos na BNCC A BNCC destaca o papel das histórias em quadrinhos no desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e interpretação textual, além de estimular a produção de textos pelos alunos. O documento também destaca a importância dos quadrinhos para a educação patrimonial, ao abordar a história e a cultura brasileira por meio de personagens e narrativas. A BNCC incentiva o uso de quadrinhos para trabalhar a interdisciplinaridade, estimulando a integração entre diferentes áreas do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades transversais, como a colaboração e a criatividade. Como utilizar quadrinhos em sala de aula Para utilizar as histórias em quadrinhos em sala de aula, é importante selecionar obras adequadas à faixa etária dos alunos e que sejam relevantes para o conteúdo que se pretende ensinar. É possível trabalhar com obras clássicas, como as aventuras do Tintim e do Asterix, ou com produções nacionais, como a Turma da Mônica. O professor pode utilizar os quadrinhos como ponto de partida para atividades de leitura, interpretação textual, produção de textos e discussões em grupo . É importante explorar tanto o texto quanto as ilustrações, estimulando a análise crítica e a reflexão sobre o conteúdo apresentado. Conclusão O uso de histórias em quadrinhos na sala de aula é uma prática pedagógica que está em consonância com as diretrizes da BNCC. Os quadrinhos são uma ferramenta lúdica e acessível para o ensino de diversas disciplinas, além de estimular o desenvolvimento de habilidades de leitura, escrita e interpretação textual. Ao utilizar as histórias em quadrinhos em sala de aula, o professor pode explorar temas relevantes e atuais, estimulando a reflexão crítica e o pensamento analítico dos alunos. Além disso, o uso dos quadrinhos também permite uma abordagem interdisciplinar, integrando diferentes áreas do conhecimento e proporcionando uma aprendizagem mais significativa. É importante destacar que o uso de histórias em quadrinhos na sala de aula deve ser planejado e orientado pelo professor, de forma a garantir que as atividades estejam adequadas às necessidades dos alunos e aos objetivos de aprendizagem. É preciso selecionar quadrinhos de qualidade, que apresentem uma linguagem acessível e que possam contribuir para a formação crítica e cidadã dos alunos. Portanto, ao incorporar as histórias em quadrinhos em sua prática pedagógica, o professor pode ampliar as possibilidades de ensino e aprendizagem, tornando o processo mais atrativo e significativo para os alunos. E, ao mesmo tempo, contribuir para a formação de leitores críticos e reflexivos, capazes de compreender e interpretar diferentes formas de expressão e comunicação. Você trabalha com quadrinhos em sala de aula ou conhece alguém já utilizou quadrinhos com os alunos? Comente aqui.
Share by: