O patrocínio feito por empresas não é diferente de um processo que envolva planejamento e gestão.
O que apresentaremos aqui é uma visão geral quando uma empresa implementa um processo que envolva patrocinar um projeto cultural.
Como dissemos, não é diferente de outro processo, o que ocorre são pequenas diferenças, conforme a natureza do projeto, mas, principalmente o objetivo que a empresa busca quando patrocina um determinado projeto.
Tudo começa com o marketing e uma possível mudança quanto a sua formulação. Neste item, entra em ação a estratégia.
A estratégia refere-se ao desenvolvimento de políticas que tenham como foco o patrocínio.
Um possível modelo de seleção atrelado ao desenvolvimento de políticas que irão priorizar e determinar um leque de opções na elaboração do patrocínio.
Há também a revisão de valores, os recursos que ficarão à disposição para a tarefa.
O planejamento é a fase em que se discute os objetivos; quando um plano é elaborado para implementar uma política de patrocínio.
É a fase em que se prepara a contratação, o trabalho com o branding e quais prioridades serão elencadas.
Na execução, é dado o início da implementação do que fora planejado antes. É feito o controle dos valores, mobilização dos recursos.
O processo de comunicação é iniciado para a busca por fornecedores que se encaixem na proposta da empresa.
Esta fase para o proponente de projetos culturais é desgastante, pois mesmo havendo um bom projeto, não significa que a empresa vai patrocinar, pois pode não ser aquela demanda.
É o momento que a pesquisa para identificação com possíveis empresas patrocinadoras é fundamental.
Mas voltemos ao assunto do artigo.
O quarto ponto essencial é o acompanhamento do processo: a revisão.
A análise do investimento, se ocorreu conforme o planejado.
Uma possível renegociação para um novo projeto, caso tenha sido bem sucedido.
Ou uma eventual saída, caso não tenha atingido o mínimo da meta estabelecida para a proposição do patrocínio.
Assim, são esses os 4 pontos essenciais: estratégia; lançamento; execução e revisão.
Porém é importante que a empresa adote critérios e saiba que patrocinar um projeto traz benefícios e fortalece sua marca junto ao público consumidor e à sociedade, permitindo que se estabeleça
sua cidadania corporativa na sociedade, algo que ainda é novo para muitas empresas brasileiras.
Como sua empresa está se preparando para patrocinar um projeto cultural?
Tem alguma dica para compartilhar conosco?
Produzimos livros em quadrinhos e desenvolvemos projetos culturais para o setor da Economia Criativa.