Quanto ao patrocínio... Sua empresa seleciona livros, eventos, peças de teatro, apoia projetos socioculturais...
Utiliza leis de incentivo à cultura?
Quais são os critérios para escolha de patrocínio?
Antes de discutirmos quais os critérios para a seleção de patrocínio (tema para um futuro artigo), vamos apresentar os três principais erros na seleção de um patrocínio.
Uma escolha para o patrocínio de um projeto deve tomar como base dados racionais, fruto de pesquisa entre os departamentos de uma empresa, clientes...
Mas quando isso não acontece:
1- seleção de um patrocínio com base em interesses pessoais: decisões pessoais sem base em dados quase sempre é um problema.
O tomador de decisão na empresa, quem de fato decide qual projeto será patrocinado, julga a partir de seu gosto pessoal ou conhece o proponente do projeto e ambos acreditam ser o melhor para a empresa.
2- o encantamento com os artistas: muitas vezes somos tomados de emoção quando estamos próximos dos artistas pelos quais somos fãs.
Interagir com as celebridades, tirar fotos, um mundo de glamour que por vezes nos encanta.
O tomador de decisão pode muitas vezes estar encantado e este pode ser apenas o único critério para seleção: estar próximo do seu ídolo.
Mas será que aquele projeto está alinhado com as necessidades da empresa?
3- relações de longa data com o projeto: o tomador de decisão na empresa possui uma relação construída há anos com a atividade patrocinada, mas muitas vezes em time que se está ganhando é preciso também mudar para que possa continuar ganhando.
Neste item, é preciso verificar se o patrocínio para o projeto ainda é relevante para a empresa, se continua atendendo às finalidades da empresa.
Os três erros tomam a emoção como base de julgamento para seleção de projetos.
Isto não passa quando são elencados critérios racionais, estudos e pesquisas na seleção de projetos.
Empresas que adotarem tais critérios terão mais sucesso em suas escolhas para patrocínio de um projeto.
Fonte: Manual do patrocínio. Pippa Colet, William Fenton. DVS Editora, 2014.
Produzimos livros em quadrinhos e desenvolvemos projetos culturais para o setor da Economia Criativa.