Quando estamos escrevendo uma narrativa para HQ, precisamos pensar no conflito que vai impulsionar a história.
Por que narração é conflito e ele precisa ser forte o suficiente para suportar toda a narrativa e manter o leitor firme na leitura.
Não pode nunca ser um carro desgovernado, o autor precisa controlar, administrar para que o leitor siga com a leitura do texto.
Se apresentar imediatamente, pode ser que a solução também seja imediata e a história aí pode pecar por falta de ritmo narrativo.
Investir no conflito é fortalecer a sua narrativa para HQ, criando complicações e resoluções para o seu personagem, de modo que passemos a torcer por ele, imaginando o que precisa ser feito para resolver o problema.
O seu maior ativo é o personagem e as decisões que ele toma, ao longo da narrativa, é o que vai manter o leitor até o fim, grudado, buscando respostas; lembre-se disso e releia as suas histórias preferidas, tentando analisar quais foram os pontos que prenderam sua atenção na leitura.
É muito importante que você aprenda relendo seus autores prediletos, porém lendo com um novo olhar.
Em geral, ao longo da narrativa, podemos perceber três tipos de conflitos que se intercalam:
o conflito interno, que tem a ver com dilemas morais do personagem, escolhas que afetam a sua vida etc;
o conflito de relacionamento, que tem a ver com as pessoas que o cercam, com o mundo que ele vive, a dificuldade em se relacionar com os outros personagens etc;
o conflito externo, que muitas vezes pode ser a exteriorização do seu conflito interno, mas também está relacionado com o ambiente e como o ambiente o faz mover para realizar uma ação.
Esses conflitos estão relacionados, mas em escalas administráveis, ou seja, cabe ao autor cuidar para que o leitor não fique sobrecarregado com o conflito, que ele, o leitor, tenha tempo para receber a sua dose palatável de narrativa.
Penso no conto de João e Maria e nas migalhas que os levam para uma certa casa... O autor precisa conduzir o leitor pela floresta, manter a sua atenção, e para isso investir no conflito é fundamental, e se achar que está superficial, procure complicar mais a vida do seu personagem, e depois pense em resoluções que sejam óbvias e fuja do óbvio, que ele fique a cargo do leitor.
Cabe a você, autor, surpreender seu leitor, sempre. Você está investindo no conflito da sua narrativa de HQ?
Tem alguma dica para compartilhar?
Produzimos livros em quadrinhos e desenvolvemos projetos culturais para o setor da Economia Criativa.