Por que dar aula é fácil mas ensinar é difícil

Dar aulas é fácil, mas ensinar é difícil. 

Dar aula depende somente da gente. Sozinho você pode montar o seu plano de aula.

Há vários sites e aplicativos que auxiliam o professor para montar um bom plano de aula. 

Porém para ensinar, você precisa construir a relação com o outro. Ensinar é difícil, pois é preciso que o outro esteja disposto a participar.

O planejamento para dar aula segue uma determinada estratégia, mas para ensinar é  necessário estar preparado para alterar constantemente e às vezes abolir a estratégia inicial, caso seja preciso.

Estar inclusive aberto para construir, juntos, uma outra estratégia. Por isso estar atento ao outro, principalmente ouvir mais. 

É importante ser criativo para dar aula, mas ensinar requer sensibilidade para ser criativo junto ao outro.

Sensibilidade tem de ser o motor da criatividade em sala de aula. Se a conexão é emocional,  partilhar o conhecimento torna-se um prazer para ambos.

Dar aula é uma ferramenta. Melhor dizendo: um conjunto de ferramentas que são aprendidas na faculdade. Ensinar é dar sentido a esse conjunto de ferramentas em prol do outro.

Feliz o professor que consegue ensinar e não apenas dar aula. 

Alguns professores estão conseguindo ótimos resultados, de um jeito criativo, trabalhar com os alunos na disciplina de Língua Portuguesa, no Ensino Fundamental, sobre a vida e a obra de Machado de Assis.

Trata-se do livro em quadrinhos “Machado de Assis: caçador de monstros”. O livro mistura vida e obra do maior autor da nossa Literatura Brasileira em uma narrativa fantástica cheia de aventura.

Na história, temos um jovem escritor, Machado de Assis, investigando uma série de mistérios pelas ruas do Rio Antigo do século XIX ao lado de seus principais personagens literários ( Brás Cubas, entre outros).

Se você quer saber como o livro pode ser trabalhado em sala de aulas, para saber mais basta clicar AQUI.

Mas se você quiser ler gratuitamente as páginas iniciais para conhecer mais sobre essa aventura em quadrinhos, basta clicar AQUI. 

Após a leitura, entre em contato conosco para saber como a sua escola pode receber o livro pelo e-mail: contato@primalstudio.com.br

Deixe um comentário