O Guia dos Quadrinhos: a história do maior banco de dados de publicações de quadrinhos do Brasil

Guia dos quadrinhos é o sonho de todo colecionador, leitor, pesquisador e curioso sobre as histórias em quadrinhos publicadas no Brasil. 

O Guia dos Quadrinhos trata-se de um imenso acervo online, uma verdadeira memória que a todo tempo está sendo alimentado pelos usuários.

Nasceu de um sonho de Edson Diogo que se preocupou em preservar as informações sobre quadrinhos publicados no Brasil.

Sua experiência vem do trabalho que realizou na revista Wizard, nos Anos 90, atuando na seção “guia de preços”. Sentindo falta de informações à época, somente em 2006, conseguiu, enfim, realizar seu projeto.

Na sua primeira versão online, o site era atualizado manualmente por Edson Diogo. Com certeza um trabalho enorme!  

Em 2007, após sugestão do jornalista Ricardo Soneto, o projeto seguiu por um novo caminho: tornou-se um projeto colaborativo, alimentando a base de dados graças a uma equipe.

E foi realizado um novo lançamento oficial.

há várias entradas para a base de dados. Por autoria, personagens, arcos de histórias, editora. As capas são postadas e todas as informações posteriormente são verificadas.

Inclusive há uma aba em que é possível baixar e ler monografias e artigos acadêmicos sobre quadrinhos.

O site é muito bem organizado e de fácil navegação. Possui uma enorme comunidade nas redes sociais, servindo principalmente como fonte para pesquisas sobre quadrinhos.

A história do Festival Guia dos Quadrinhos

O sucesso do Guia dos Quadrinhos foi tão grande que em 2009 (três anos depois do lançamento oficial) foi criado o Festival Guia dos Quadrinhos.

Até 2013, no entanto, o festival era chamado de Mercado das Pulgas. O evento ocorre pelo menos duas vezes ao ano em São Paulo, momento em que colecionadores e fãs de quadrinhos se encontram para trocar, vender ou comprar edições, muitas vezes, raras.

Mas não parou por aí. Em 2017, sob a batuta de Edson Diogo e do famoso quadrinista Will, o Guia dos Quadrinhos lançou um projeto de financiamento coletivo para comemorar a obra de Jack Kirby, responsável por personagens como Capitão América, Hulk, entre outros.

A edição foi um sucesso! Foram cerca de 100 artistas brasileiros que participaram, produzindo homenagens para os principais personagens desse grande artista. O nome da obra? “Os mundos de Jack Kirby: um tributo ao rei dos quadrinhos”.

Em 2018, o livro ganhou o Trófeu HQMix, importante prêmio do cenário dos quadrinhos brasileiros, de melhor projeto editorial.

E no mesmo ano de 2018, lançaram um novo projeto editorial. Desta vez, uma obra homenageando o selo editorial Vertigo. A obra se chama “Vertigo: além do limiar”, contando com a participação de 25 artistas brasileiros e entrevistas com editores americanos da Vertigo.

Em março de 2020, os organizadores do Guia dos Quadrinhos foram levados para o centro de uma grande confusão realizada para Panini. Um escritório de advogados contratado pela empresa enviou uma notificação, ameaçando processar o site.

Rapidamente a comunidade em torno do Guia dos Quadrinhos entrou em ação, chamando a atenção da Panini que logo em seguida pediu desculpas, reconheceram a importância do trabalho realizado pelo site, e retiraram o processo.

A confusão da Panini

O alvo da Panini seriam os sites que abrigam e distribuem downloads de scans das revistas o que não é o caso do Guia dos Quadrinhos.

Recomendamos uma visita ao site para descobrir mais sobre as publicações raras e antigas do nosso mercado brasileiro de quadrinhos. Vale muito a pena!

Atualmente o Guia dos Quadrinhos possui uma rede apoiadores através da plataforma Apoia-se para manter os custos e a manutenção do site.

Para saber mais e como participar, basta clicar AQUI.

No Guia dos Quadrinhos, você também encontrará informações sobre os nossos livros em quadrinhos. 

Se você não conhece fica o convite para saber mais…

Em Estella Vic: 1922 e o Manifesto Futurista, a repórter Estella Vic começa investigar uma artista plástica que pretende explodir o Theatro Municipal no primeiro dia da apresentação da Semana de 22.

Você pode ler primeiras páginas de graça e saber mais aqui:

Em Machado de Assis: caçador de monstros, temos o jovem Machado de Assis ao lado de seus principais personagens literários, resolvendo uma série de mistérios pelas ruas do Rio Antigo, no Séc. XIX.

Você pode ler primeiras páginas de graça e saber mais aqui: 

Que publicações você gostaria de encontrar no Guia dos Quadrinhos? Comente aqui.

Deixe um comentário