O início e o triste fim da Editora Abril o império dos gibis

O Império dos Gibis: a Incrível História dos Quadrinhos da Editora Abril é o livro do ano que mostra de forma apaixonada o apogeu e a decadência da Abril

Se você gosta de quadrinhos e cresceu lendo HQ em língua portuguesa, você precisa ler o primeiro livro da Editora Heroica que saiu este ano.

O Império dos Gibis: a Incrível História dos Quadrinhos da Editora Abril, 544 páginas, dos autores Manoel de Souza e Maurício Muniz é um amplo estudo de uma boa parte da história do mercado brasileiro de publicação de quadrinhos.

Mas acima de tudo é um relato apaixonado sobre a Editora Abril e o impacto que teve na vida de milhares de leitores que cresceram lendo quadrinhos.

Trata-se de um livro farto de materiais, alguns inéditos, como a HQ em que o Pato Donald entrevista Roberto Civita, na época, presidente da Editora Abril.

Vários e curiosos casos envolvendo o trabalho de editar e publicar revistas. 

É também uma ode aos membros de uma equipe que nem sempre são lembrados pelos leitores: o editor, o letrista, os ilustradores que precisam corrigir o material que vem do exterior, por exemplo.

O livro inicia com a história dos Civita no Brasil e na Argentina e depois concentra-se na fundação da Editora Abril.

Relata o nascimento, permeado de curiosidades, sua juventude e apogeu e os momentos finais da editora.

Mostra os bastidores da maior paixão dos quadrinhos na editora: a Disney. E como não superaram a perda da Turma da Mônica para a Editora Globo.

A entrada da Marvel e DC são momentos gloriosos dentro do livro, assim como a perda do licenciamento.

E tudo isso carregado de estatísticas sobre as vendas das publicações. É algo que faz falta para quem procura saber mais sobre como era o mercado.

Mostra o profissionalismo dos que publicavam e adaptavam o material vindo de fora, bem como é tão importante ter uma boa gestão para administrar uma equipe.

Os autores, dois jornalistas de renome no mercado, obtiveram o financiamento necessário através do Catarse, uma plataforma de financiamento coletivo. O projeto foi um sucesso estrondoso. 

Começaram com o pé direito, publicando Império dos Gibis. Que venha o próximo livro!

Para os fãs da nona arte que sonhavam em um dia entrar para a indústria dos quadrinhos, o livro emociona com toda nostalgia.

Você pode comprar o livro da Editora Heroica AQUI.

Se você gostou desta matéria, assine a nossa newsletter para receber com exclusividade no seu e-mail outras notícias e artigos. 

Caso queira conhecer nossos livros em quadrinhos, também produzidos por financiamento coletivo, basta clicar nos seguintes títulos abaixo: 

Qual revista em quadrinhos publicada pela Editora Abril você mais sente saudade? 

Deixe um comentário