Como trabalhar Machado de Assis em sala de aula

Você consegue imaginar alunos na faixa dos 11 a 14 anos pesquisando e estudando Machado de Assis, buscando informações, de forma espontânea, em sala de aula?

Saiba como essa ação pode ocorrer, inclusive para alunos mais velhos, nas atividades propostas em sala de aula.

Em maio do ano passado, uma professora no Colégio Pedro II, do município do Rio de Janeiro, entrou em contato conosco.

Perguntou se teríamos o livro em quadrinhos Machado de Assis: caçador de monstros para vender para os alunos do 7º Ano utilizarem em sala de aula.

Se você não conhece o livro, assista a esta entrevista da Tv Escola feita com o autor:

Foi um sucesso! Alunos pesquisando sobre Machado de Assis e perguntando quando sairia o próximo volume.

Os alunos não apenas puderam estudar sobre Machado de Assis como também conheceram uma parte de sua obra (e isso antes de entrarem no Ensino Médio).

Ficará mais fácil, inclusive, quando iniciarem os estudos de Literatura Brasileira para conhecerem mais a obra do escritor Machado de Assis.

E por meio dos quadrinhos, uma mídia de custo baixo que oferece a oportunidade para montagem de atividades variadas em sala de aula.

Este ano aconteceu novamente: um novo pedido, mas para uma outra unidade de ensino e agora, também, para uma escola municipal em São Gonçalo – RJ.

Montamos uma proposta pedagógica para auxiliar professores de áreas afins para trabalharem com o livro de forma interdisciplinar.

Resolvemos abrir a oportunidade para escolas, sejam particulares ou públicas, pois acreditamos que com isso podemos contribuir para a Educação no país.

Temos um pacote de livros para vender e procuramos, posteriormente, participar de um encontro com os alunos (pois achamos importante dar materialidade ao processo de produção de um livro. Mas o mais importante, o aluno aprende mais sobre o mercado editorial e literário do nosso país).

Você pode saber mais sobre a proposta pedagógica; é só baixar gratuitamente:

Proposta pedagógica

E se quiser conhecer a HQ (o jovem escritor Machado de Assis ao lado de seus principais personagens literários no Rio do séc. XIX em uma aventura fantástica!) você pode clicar aqui para ler de graça as páginas iniciais:

Se você conhece algum professor ou escola que possa se interessar, compartilhe com eles este artigo.

Aguardamos o seu contato.

Deixe um comentário