A bela e tocante história de Rosana Munhoz a mais jovem ilustradora da Turma da Mônica

Montagem a partir de foto de Rosana Munhoz e ilustração.

Rosana Munhoz Silva foi uma das mais talentosas artistas da Turma da Mônica que trabalhou na Maurício de Sousa Produções.

Vítima de um acidente de esporte radical (rafting) na cidade de Três Rios ( RJ) aos 32 anos, tornou-se a mais jovem artista da MSP, sendo contratada aos 14 anos em 1977.

E a história é curiosa: a mãe a levou para visitar o Estúdio com 9 anos de idade. Encantando com os desenhos de Rosana, Maurício de Sousa pediu para que ela voltasse mais tarde.

Com 14 anos seus desenhos estavam ainda melhores e foi contratada imediatamente como estagiária. Aos 16 anos, já era uma das mais importantes desenhistas!

Não apenas ilustrou. Foi, aos poucos, tornando-se também uma ótima roteirista. Tornou-se uma das responsáveis pelo surgimento da revista da Magali, nos Anos 80.

Em 1989, ganhou o principal prêmio do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Produziu bastante entre os Anos 80 e 90, sendo responsável pela modernização da Tina uma das personagens mais importante da Turma da Mônica.

Atuou como roteirista nos primeiros projetos de desenho animado da Turma da Mônica. A primeira Graphic Novel lançada pela Estúdio, é de sua autoria (“Os Doze Trabalhos de Mônica”).

Também foi autora de livros infantis lançados pela Editora Ática e foi ilustradora de livros de Ana Maria Machado.

Criou personagens como Denise, que fazia parte do núcleo da Magali. E na revista da Magali, chegou a apresentar sua sobrinha e a irmã, tornando-as personagens.

Ela inclusive teve participação em algumas das histórias da Turma da Mônica como personagem também.

O impacto de sua morte precoce foi tão grande que recebeu uma bela despedida em uma história do Chico Bento onde ele lamenta com Rosinha sobre quem vai continuar escrevendo histórias tão maravilhosas. 

Veja a última página desta história:

Rosana Munhoz Silva nasceu em São Paulo – SP em 12 de novembro de 1963 e morreu em 14 de janeiro de 1996 em Três Rios – RJ. 

Se você gostou da matéria, assine a nossa newsletter e conheça nossos livros em quadrinhos.

Fontes:  

www.wikipedia.org/wiki/Rosana_Munhoz_Silva 

www.monica.fandom.com/pt-br/wiki/Rosana_Munhoz 

www.guiadosquadrinhos.com/personagem/rosana-munhoz-silva/34380 

www.youtube.com/watch?v=kWydQEDgfu0  

www.arquivosturmadamonica.blogspot.com/2016/01/homenagem-a-rosana-munhoz.html 

Deixe um comentário