Marvelous Cities: Rio de Janeiro

AfonsoPenacomBahia-BH

O projeto

É uma nova experiência em quadrinhos brasileiros. São narrativas que apresentam como pano de fundo cidades que se destacam no cenário cultural do Brasil, no formato Graphic Novel, para o público consumidor de literatura em quadrinhos. São minisséries, com tradução para o inglês, entre seis a oito capítulos, com versões digitais (com tradução para o inglês), impressas e audiolivro, oferecendo acessibilidade para pessoas com deficiência visual. O público alvo são leitores jovens adultos das classes A, B e C, 16 a 35 anos, em geral, nativos digitais.

Ilustração de Sami Souza

Marvelous Cities: Rio de Janeiro

Organizado por Marcelo Alves da Silva, trata-se de uma minissérie em oito capítulos que irá apresentar as belezas naturais, humanas e culturais da cidade do Rio de Janeiro, com textos e ilustrações na linguagem de história em quadrinhos. A publicação será realizada em três versões: impresso em papel couchê e acabamento fine art, capa dura; um eBook, no formato digital ePub (com uma versão para o inglês) e um audiolivro para dar acessibilidade aos deficientes visuais. Projeto aprovado pela Lei Rouanet (PRONAC 145310).

Equipe

 

AUTORES

Marcelo Alves

Marcelo Alves

   Mestre em Linguística pela UERJ, é professor, escritor e roteirista. Foi diretor, produtor e roteirista do curta de animação Ouvir estrelas (2013); co-autor do livro de poesia Quatro estações: o trevo (edição independente, 1999, reeditado em 2012) e do livro de contos Prosas Cariocas: uma nova cartografia do Rio de Janeiro (Editora Casa da Palavra, 2004). Escreveu também para o caderno Ideias, do Jornal do Brasil, para o site de literatura Paralelos.org e Culturamix.com.

 

Sami Souza

Sami Souza

       Designer e ilustrador com conhecimento na área de quadrinhos e cartuns. Como artista plástico, usou algumas de suas obras para adornar a Igreja de São Benedito em Santa Cruz (Rio de Janeiro – RJ) e, como escultor, produziu máscaras temáticas para o carnaval de rua nos anos 90. Todas as suas ilustrações são geradas exclusivamente em ferramentas open source.

Sinopse da obra

O Rio no fim da década de 50. No século 19. Hoje e no futuro. Todas as cidades, a cidade maravilhosa: Rio de Janeiro. Nossa história tem início quando Isaiah, um rico senhor de 75 anos que vive nos EUA, ao ler uma reportagem sobre o Rio de Janeiro vê em uma foto Beatriz, mulher que ele nunca esqueceu quando esteve na cidade, no fim dos anos 50. Ele fica espantado, pois a mulher que aparece é a mesma, linda e jovial, de tempos atrás. Assombrado, contrata os serviços do detetive Joe Debret, que parte para o Rio de Janeiro. À medida que investiga, Debret sente a presença de um seu duplo, Jonas, um fotógrafo que também procura por Beatriz.