Marvelous Cities: Rio de Janeiro

É uma HQ para homenagear a cidade do Rio de Janeiro que habita em todos nós e que desde a década de 50 encanta brasileiros e estrangeiros.

 

Na história, Isaiah, um senhor que vive nos EUA, ao ler uma reportagem sobre a candidatura do Rio de Janeiro como sede das Olimpíadas, vê em uma foto Beatriz, mulher que ele nunca esqueceu quando esteve na cidade, no fim dos anos 50. Ele fica espantado, pois a mulher que aparece é a mesma, de tempos atrás. Assombrado, contrata os serviços do detetive Joe Debret que viaja para o Rio de Janeiro. Mas à medida que investiga, Debret sente a presença de um seu duplo, Jonas, um fotógrafo que também procura por Beatriz.

Marvelous Cities: Rio de Janeiro é uma minissérie em 3 edições que vai percorrer a cidade, com um enredo envolvente e cheio de mistérios a partir de arquétipos literários como O Duplo; traçando paralelos, apresentando releituras, inclusive, do próprio universo dos quadrinhos.

O projeto chegou a ser aprovado pela Lei Rouanet em 2015, mas na época não conseguimos captar os recursos. Daqui a poucos dias entraremos em campanha para crowdfunding para o primeiro volume (que já está sendo produzido).

O lançamento da HQ está previsto para a CCXP 2018.

 

 

Equipe

AUTORES

Marcelo Alves

Marcelo Alves

   Marcelo Alves é Mestre em Linguística pela UERJ, é professor, escritor e roteirista. Foi diretor, produtor e roteirista do curta de animação Ouvir estrelas (2013); co-autor do livro de poesia Quatro estações: o trevo (edição independente, 1999, reeditado em 2012) e do livro de contos Prosas Cariocas: uma nova cartografia do Rio de Janeiro (Editora Casa da Palavra, 2004). Escreveu também para o caderno Ideias, do Jornal do Brasil, para o site de literatura Paralelos.org etc. É autor da HQ no estilo mangá Machado de Assis: caçador de monstros, (lançado na CCXP de 2017) e da HQ Estella Vic: 1922 e o Manifesto Futurista (2018).

 

 

Sami Souza

Sami Souza

       SamiSouza é Designer e ilustrador com conhecimento na área de quadrinhos e cartuns. Como artista plástico, usou algumas de suas obras para adornar a Igreja de São Benedito em Santa Cruz (Rio de Janeiro – RJ) e, como escultor, produziu máscaras temáticas para o carnaval de rua nos anos 90. Todas as suas ilustrações são geradas exclusivamente em ferramentas open source. Foi ilustrador da HQ Machado de Assis: caçador de monstros.