Machado de Assis: Caçador de Montros

JULHO

Machado de Assis: caçador de monstros

Organizado por Marcelo Alves da Silva, o livro irá apresentar uma narrativa ficcional que aborda a juventude do escritor Machado de Assis convivendo com seus personagens literários, tendo como pano de fundo o Rio de Janeiro na segunda metade do século XIX, com textos e ilustrações na linguagem de história em quadrinhos no estilo popularmente conhecido como mangá. O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet, porém, ao final, optamos por utilizar o crowdfunding, por meio da plataforma Catarse. Em novembro de 2016, alcançamos a meta e a previsão de entrega do livro é julho de 2017. O projeto foi selecionado para a CCXP-SP de 2017.

Equipe

Marcelo Alves

Marcelo Alves

Mestre em Linguística pela UERJ, é professor, escritor e roteirista. Foi diretor, produtor e roteirista do curta de animação Ouvir estrelas (2013); co-autor do livro de poesia Quatro estações: o trevo (edição independente, 1999, reeditado em 2012) e do livro de contos Prosas Cariocas: uma nova cartografia do Rio de Janeiro (Editora Casa da Palavra, 2004). Escreveu também para o caderno Ideias, do Jornal do Brasil, para o site de literatura Paralelos.org e Culturamix.com.

 

Sami Souza

Sami Souza

Designer e ilustrador com conhecimento na área de quadrinhos e cartuns. Como artista plástico, usou algumas de suas obras para adornar a Igreja de São Benedito em Santa Cruz (Rio de Janeiro – RJ) e, como escultor, produziu máscaras temáticas para o carnaval de rua nos anos 90. Todas as suas ilustrações são geradas exclusivamente em ferramentas open source.

Sinopse da obra

Machado de Assis é um jovem escritor proeminente que recebe do seu mentor, o Conselheiro Aires, a difícil missão de expurgar os monstros que pretendem vir ao Brasil para estabelecer uma nova Ordem da Noite Eterna, uma antiga sociedade secreta do início da Idade Média. Uma série de assassinatos ocorre na cidade do Rio de Janeiro, no ano de 1867, e ao que parece estão relacionadas a essa organização. Para investigar, ele conta com a ajuda dos seus fiéis companheiros de aventura: Brás Cubas, o boêmio-armeiro, e Quincas Borba II, um hipopótamo reencarnado em um gato.