Leituras na roda para surdos

apresentacao Projeto cultural oficina de leitura para surdos

“Leituras na roda para surdos” é uma oficina cultural de capacitação e promoção da leitura para o surdo e o intérprete de LIBRAS. A oficina será realizada em LIBRAS com o propósito de divulgar a língua portuguesa como segunda língua para o surdo, junto à comunidade surda.

Coordenado por Marcelo Alves, a oficina tem como objetivo principal capacitar o surdo e o intérprete de LIBRAS para o trabalho com leitura em escolas, ONG’s e associações beneficentes, envolvendo literatura, cultura popular e outras mídias como cinema e fotografia. O objetivo é a formação de público leitor de língua portuguesa como segunda língua na comunidade surda, promovendo a inclusão social e o exercício da cidadania a partir do trabalho com LIBRAS, de modo que o surdo possa ter melhor compreensão da língua portuguesa. O projeto foi aprovado pela Lei Rouanet, porém optamos por utilizar o crowdfunding. Em 11 de junho de 2017, encerramos a campanha de crowdfunding com sucesso pela plataforma Partio. A oficina será realizada em agosto. Mais um projeto de sucesso!

EQUIPE

Marcelo Alves

Marcelo Alves

Marcelo Alves – Educador, coordenador.
Mestre em Linguística pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro. Produtor cultural. Realizou oficinas para o SESC-Tocantins, voltadas para formação de mediadores de leitura.

 

Lilian Almeida de Abreu Silva – Educadora, é pós-graduanda em Tradução/Interpretação em Docência em LIBRAS pela Unintese. Realiza atendimento externo gratuito aos surdos quando necessitam de intérprete de LIBRA como visita a escolas, médicos etc.

 

MaryHelen de Almeida Abreu – Educadora, MaryHelen é surda, pós-graduanda em Tradução/Interpretação em Docência em LIBRAS pela Unintese. É pedagoga formada pela PUC-MG, professora de LIBRAS e realiza trabalho voluntário como intérprete de LIBRAS junto à comunidade surda em Belo Horizonte - MG.