Descubra as histórias sobre a origem do Zé Carioca

 

 

O personagem Zé Carioca foi o grande trunfo de Walt Disney para conquistar o Brasil nos anos 40.

 

A animação “Alô, amigos” mostrou para os americanos, ainda que estereotipada, um pouco do Brasil. Mas a origem do icônico papagaio é cercado de boas histórias.

 

E há várias. Em uma delas, sua criação seria uma homenagem para Paulo da Portela. Em outra, para o cartunista José Carlos, que foi inclusive convidado para ir trabalhar com Walt Disney, porém ele recusou. Preferiu ficar no Brasil.

 

Mas o personagem, malandro e morador do Rio de Janeiro, talvez em mais uma história, tenha origem em um certo paulista, tocador de cavaquinho e violão, chamado José do Patrocínio de Oliveira.

 

Muito dos trejeitos do personagem, aliás, tiveram como referência Oliveira. Ele inclusive foi o dublador do Zé Carioca ( nos EUA, “Joe Carioca”).

 

José do Patrocínio Oliveira

 

O sucesso com o personagem foi tanto que Oliveira passou boa parte de sua vida viajando pelos Estados Unidos, apresentando-se como “Joe Carioca”, tocando música brasileira.

 

Em 1944, voltou para dublar novamente o outro filme clássico de animação “Você já foi à Bahia?”, desta vez ao lado de Aurora Miranda (irmã de Carmem Miranda).

 

Também era conhecido por ser um grande anfitrião. Quando morou nos Estados Unidos, recebia as pessoas muito bem, atuando como um verdadeiro embaixador do Brasil na terra dos norte-americanos.

 

Foi apresentado no palco da Disneylândia em 1955 pelo próprio Walt Disney, tamanho o crédito que tinha com o criador da Disney.

 

Uma outra curiosidade: possuía uma excelente memória. Era capaz de cantar várias marchinhas de carnaval, dizendo inclusive citando o ano em que surgiu.

 

Ele faleceu em 1987. Nascido em 1904 em Jundiaí, São Paulo, José Aparecido de Oliveira, o Zé Carioca ou Joe Carioca, foi o grande personagem. Maior do que Zé Carioca.

 

Siga nossas redes sociais e conheça nossos livros em quadrinhos.

Deixe um comentário