Cinco livros que todo roteirista de HQ deveria conhecer

É importante que o roteirista de HQ, acima de tudo, escreva, um pouco cada dia, mas escreva. E estude também para aprender com os grandes mestres a técnica. Claro, é preciso ter paixão pelo que faz, mas a paixão deve ser o motor e a técnica para escrever HQ, o leme.  Existem hoje no mercado diversos livros sobre o tema, mas vamos separar cinco e, se houver interesse, poderemos escrever sobre mais outros livros. Fiquemos, por ora, com estes:

  • 5 Lições de Storytelling, de James McSill, da editora DVS.  O livro, de 2013, bastante conhecido por publicitários e demais profissionais que trabalham ou estudam storytelling, traz exercícios para criação de histórias bem interessantes, assim como dicas para construção de enredo e personagens. Vale a pena conhecer.

james

 

  • Story: substâncias, estrutura, estilo e os princípios da escrita de roteiro, de Robert McKee, da Arte & Letra Editora. Não é um livro sobre HQ, mas um livro sobre roteiro. Sua preocupação consiste em discutir a construção do personagem e o seu papel na trama, acima de tudo, suas motivações. Este é um livro que todo roteirista precisa ler, inclusive o roteirista de HQ.

robert

 

 

 

À venda em nosso site a HQ no estilo mangá

 

 

 

  • Desvendando os Quadrinhos – História, Criação, Desenho, Animação e Roteiro , de Scott Mccloud, da M. Books. Grande autor dos quadrinhos, escreveu pelo menos três livros que já nasceram clássicos para o estudo da HQ. Mas entre os três, procure por esse. Aqui, o autor analisa roteiro, personagem, sequências… De um modo bem divertido.

scott

 

  • Quadrinhos e arte sequencial, de Will Eisner, da WMF Martins Fontes. O livro é fruto das aulas que este grande autor de quadrinhos ministrou na School of Visual Arts, de Nova Iorque. Livro indispensável para o roteirista de HQ, pois mostra, de forma concisa, um panorama do trabalho em uma HQ.

will

 

 

À venda em nosso site a HQ Estella Vic: 1922 e o Manifesto Futurista

 

 

 

 

  • A jornada do escritor, de Christopher Vogler, da editora Nova Fronteira. Não é um livro sobre roteiro de HQ, mas um livro que apresenta estruturas míticas que fazem parte de todas as histórias, da arte de contar história. Depois que você ler este livro, você consegue perceber como as estruturas estão montadas em um filme, em um livro e em uma HQ.

cris

 

E você? Conhece outros livros que valeriam a pena compartilhar conosco? Que tal criarmos outra lista? Mande um e-mail, compartilhe com seus amigos essas dicas e nos acompanhe nas redes sociais.  Até a próxima!

www.facebook.com/primalstudiobrasil

Deixe um comentário