5 projetos incríveis que nasceram a partir do financiamento coletivo

 

Financiamento coletivo (ou crowdfunding) nada mais é do que uma vaquinha virtual. Simples assim.

Pessoas se reunem em volta de um projeto e juntos elas vão financiar a produção, arrecadando o fundo necessário para isso. E se não alcançarem, todos recebem o valor de volta.

Da forma como conhecemos hoje, por meio de plataformas online, surgiu nos Estados Unidos por volta dos anos 2000.

E hoje vem sendo utilizado principalmente pela área tecnológica, facilitando a criação de Startups; porém aqui no Brasil, ainda estamos engatinhando quando falamos de Startups financiadas por meio do crowdfunding.

Participar de um financiamento coletivo é algo fantástico, pois possibilita a realização de um projeto que dificilmente sairia do papel, com tanta burocracia que existe para captar o recurso necessário.

Pessoas se conectam e juntas compartilham de um mesmo sonho. E quem produz tem o dever de entregar aquele sonho que foi realizado junto.

Para isso, é preciso haver acima de tudo confiança entre as pessoas que vão apoiar, os apoiadores, e quem vai realizar. É preciso haver conexão.

Com a tecnologia hoje existente, cada vez mais as plataformas online que permitem a realização do crowdfunding estão mais seguras e móveis. Pelo celular, é possível fazer toda a operação, realizando o pagamento, seja por boleto bancário ou pelo cartão de crédito.

Mas por incrível que pareça, muitos brasileiros ainda não conhecem ou nunca participaram de um crowdfunding.

Possuem o mesmo medo que tem para realizar a compra de forma online. E por causa disso, a participação de brasileiros ainda é pouca. Mas vem melhorando a cada ano. Isso é bom, pois todos saem ganhando, não precisando de grandes empresa, bancos comerciais ou o próprio governo para executar um projeto que, feito de outra forma poderia ser bem mais caro e burocrático realizar.

Fora do Brasil, o crowdfunding está sendo utilizado inclusive para financiar empresas. Porém isso é algo que ainda está em estudo por aqui.

Apoiar um projeto, seja a produção de um livro ou uma ação social ou um produto tecnológico é estar conectado com o produtor. É a prova de que é possível realizar, juntos, um sonho.

Diretores de cinema independente nos EUA estão utilizando cada vez mais esse modelo de financiamento, você sabia?

No infográfico a seguir, destacamos alguns projetos incríveis. Aqui no Brasil este modelo de financiamento, o crowdfunding, vem sendo utilizado desde 2011, portanto há pouco tempo.

E você, já participou de um projeto de financiamento coletivo? Pode contar como foi a experiência?

Siga nossas redes sociais e acompanhe nossos projetos de quadrinhos nacionais, todos feitos por meio do crowdfunding.

 

Deixe um comentário