5 passos para trabalhar com quadrinhos em sala de aula

 

Os quadrinhos começam a ganhar importância em sala de aula a partir de 2006 quando se tornam parte do edital de compra de livros pelo MEC para distribuição em todas as escolas públicas do país.

 

Trata-se não apenas de um gênero textual a ser analisado em sala de aula, mas o fomento, a criação de um nova leva de leitores para o consumo, fortalecendo o mercado editorial.

 

Neste momento, uma ótima chance para mostrar os trabalhos dos artistas independentes brasileiros, conhecer os eventos de quadrinhos. Há por todo o país.

 

É um trabalho de base que deve ser feito constantemente. Se você produz quadrinhos, procure por escolas ou bibliotecas populares. Elas são receptivas.

 

Os alunos se interessam, e muito!, sobre como é o processo de produção, como é o mercado, curiosidades da profissão, entre outras coisas.

 

Se você é professor, pesquise por eventos que possam estar acontecendo na sua cidade. Procure pelos artistas nas redes sociais, convide-os para uma palestra. Eles são receptivos.

 

E sobretudo, leia o quadrinho nacional, há muito material bom para ser trabalhado em sala de aula.

 

Como sugestão, apresentamos nossos dois livros que podem ser utilizados em sala de aula.

 

Tanto para o Ensino Médio quanto para o Fundamental. Clique AQUI.

 

Para apenas o Ensino Médio, clique AQUI.

 

Destacamos também dois links onde é possível buscar maior fundamentação teórica para a composição de atividades ou mesmo planos de aula já elaborados, bastando apenas seguir.

Saiba mais AQUI.  E AQUI.

 

Porém o mais importante. O trabalho com quadrinhos em sala de aula só é possível se o professor for também um leitor de quadrinhos. Isso é muito importante.

 

Conhecer antes o material, refletir sobre a atividade que será realizada, são ações que vão determinar o sucesso ou não do trabalho.

 

A seguir, apresentamos em linhas gerais um roteiro sobre como trabalhar com quadrinhos em sala de aula, neste caso, mais específico para as séries iniciais do Ensino Fundamental.

 

Assine nossa Newsletter e conheça nosso novo projeto de quadrinho nacional em campanha de crowdfunding no Catarse.

 

Deixe um comentário