5 livros sensacionais sobre HQ

pexels-photo-92323

Existem muitos livros que analisam o poder da HQ e o seu impacto na vida das pessoas, mas particularmente tenho um carinho especial por estes cinco livros, diferentes entre si, e que em momentos diversos, me ajudaram a compreender melhor o universo da HQ.

Talvez alguns desses livros já estejam fora de catálogo, mas é possível encontrar em sites de sebos virtuais ou mesmo em bibliotecas públicas.

E vale o esforço, pois, juntas, apresentam um mosaico que, se não abrange toda a imensidão da história em quadrinhos, mostra um painel que nos facilita a compreensão dessa assim chamada nona arte, estimulando o pensamento e  a análise crítica, e a magia que é querer participar desse mercado de quadrinhos.

Mesmo ainda sendo difícil, por aqui, no Brasil, muitas vezes dependente do crowdfunding, cada vez mais encontramos pessoas interessadas nessa arte.

E os livros aqui citados vão mostrar um pouco do por quê somos tão apaixonados por quadrinhos.

as incriveis aventuras

As Incríveis aventuras de Cavalier & Clay, de Michael Chabon, da Editora Record, é um romance que tem como pano de fundo a Era de Ouro dos quadrinhos americanos, os anos 40 e 50. Vale a leitura, pois temos ali um pouco da inocência dos heróis em seus grandes momentos e o ambiente de produção que o cerca.

shazam

Em Shazam, de Álvaro de Moya, da Editora Perspectiva, temos um dos livros teóricos sobre quadrinhos dos mais importantes já feitos no Brasil. O autor analisa o poder dos quadrinhos na vida das pessoas e também monta uma cronologia da produção realizada no Brasil, indo do seu início até final dos anos 70.

Leitura obrigatória para entender as raízes da produção de HQ no nosso país.

marvel comics

Em A História secreta da Marvel, temos uma visão bem ampla do surgimento da Marvel e também do quão difícil foi produzir e manter o ritmo vertiginoso de produção de quadrinhos, vendo um outro lado da história: a do seus autores e desenhistas.

Com isso, entendemos melhor a a relação entre editora e autor, direitos autorais, o desdobramento da Marvel ao longos dos anos e o mercado americano de quadrinhos. Um livro muito bem escrito e empolgante.

a arte de osamu tezuka

A arte de Osamu Tezuka, de Helen McCarthy, da Mythos Books, nos mostra a vida e a obra de Osamu Tezuka, um dos maiores artistas do Japão, quem de fato popularizou o mangá no resto do mundo, influenciando gerações de artistas, inclusive americanos.

É incrível a sua produção com mais de 200 personagens, qualidade artística, narrativas maravilhosas; é possível entender por que a pesquisadora inglesa, McCarthy, apaixonou-se por essas arte, o mangá, através de um dos maiores autores de todos os tempos, Tezuka.

-manga-manga-poder-dos-quadrinhos-japoneses

Em Mangá, o poder dos quadrinhos japoneses, de Sonia Bibe Luyten, da Editora Estação Liberdade, talvez seja o primeiro livro escrito no Brasil em que temos uma pesquisa que mostra o poder do mangá no mundo.

Escrito no final dos anos 80, trata-se de um referência histórica numa época que o mangá não era levado a sério pelas instituições acadêmicas. Para quem quer se especializar nos estudos sobre o mangá, é leitura obrigatória. Livro muito bem escrito, em uma linguagem simples e objetiva que cativa o leitor do início ao fim.

E você, tem algum livro sobre HQ que queira compartilhar?

Assine a nossa newsletter e nos acompanhe nas redes sociais.

Em breve, daremos início à campanha de crowdfunding do mangá Machado de Assis: caçador de monstros.

Aguarde!

Deixe um comentário